27 de março de 2020

Dylan

Subitamente, caída do céu virtual, chega uma canção de Bob Dylan. Chama-se Murder Most Foul e evoca o assassinato de John F. Kennedy como uma tragédia que mobiliza os poderes universais do imaginário americano e, por isso mesmo, uma avalanche de memórias musicais.

You got me dizzy, Miss Lizzy. You filled me with lead
That magic bullet of yours has gone to my head
I'm just a patsy like Patsy Cline
Never shot anyone from in front or behind
I've blood in my eye, got blood in my ear
I'm never gonna make it to the new frontier
Zapruder's film I seen night before
Seen it 33 times, maybe more
It's vile and deceitful. It's cruel and it's mean
Ugliest thing that you ever have seen
They killed him once and they killed him twice
Killed him like a human sacrifice

Não sabemos a data da composição e do seu registo. Dylan diz-nos apenas que "esta é uma canção inédita que gravámos há algum tempo e que vocês poderão achar interessante". O certo é que a sua súbita circulação na paisagem do nosso recolhimento virtual possui um singular efeito libertador.

We ducked inside the doorway, thunder crashing
As majestic bells of bolts struck shadows in the sounds

(1964, Chimes of freedom)